Émile Durkheim

Universidade: Unicamp
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Disciplina: Sociologia de Durkheim
Ano: 1o semestre 2007
Professor: Jesus Ranieri

O foco de Durkheim é a coesão da sociedade como um todo, o objetivo é integrar o indivíduo ao coletivo tendo como meio a solidariedade. Como o indivíduo não pode explicar a sociedade, mas sim a sociedade explica o indivíduo, há a necessidade de situá-la historicamente, caindo-se então na dualidade da ordem tradicional que a regia e da ordem moderna que a rege.
Na ordem tradicional a solidariedade era mecânica, o que unia os indivíduos em torno de um propósito de vida em conjunto eram as tradições, os costumes, a família e a religião, havia uma consciência coletiva atuando sobre os indivíduos e o meio para fazê-los respeitar a comunidade era a repressão física, reinavam os sentimentos de obrigação e dever.
Já na ordem moderna a solidariedade é orgânica, os indivíduos se diferem tanto na personalidade como na divisão do trabalho social, o que os une para uma harmonia é a moral, o novo catecismo, que deve ser ensinada para reprimir o egoísmo e construir um individualismo moral, tal qual como moralidade da cooperação, com características como a compaixão e o respeito pelas leis e pelo outro, e sendo o meio para assegurá-la a vigilância, afirmando sentimentos como a consciência e o senso de dever.
É importante ressaltar que o individualismo moral é muito diferente do egoísmo, pois este tem como base a satisfação das necessidades próprias sem se importar com o outro, enquanto aquele tem em sua base a consciência de uma vida em sociedade adequada a vida moderna que tende a diferenciar os indivíduos que nela estão contidos.
A moral, portanto é o meio próprio pelo qual a sociedade moderna assegura sua coalisão¹, se antes ela era pela consciência coletiva agora ela deve ser promovida pelo Estado, órgão que deve lembrar o sentimento de solidariedade em comum e perpetuar o ensinamento necessário para isso. Para ela ser respeitada deve ser mantida uma aura sacra a sua volta, para com isso e com sua propagação ser possível a realização de uma comunidade humana mundial. O Estado deve então garantir não apenas a educação do indivíduo, mas também sua auto-realização, seu pertencimento a uma comunidade.

1. “É moral, pode-se dizer, tudo o que é fonte de solidariedade, tudo que força o homem a contar com outrem, a reger seus movimentos com base em outra coisa que não os impulsos do seu egoísmo, e a moralidade é tanto mais sólida quanto mais numerosos e mais fortes são esses vínculos.” Da divisão do trabalho social, p. 420.

por R

About these ads

9 respostas para Émile Durkheim

  1. David disse:

    Aew Vlw pelo resumo sobre Durkheim tava precisano muito de um resumo pra estudar vlw eim

  2. Jéssica disse:

    meu mto obg pelo resumo…foi d grande importancia pra mim…excelente!!!

  3. lorena disse:

    vlw amei esse resumo..me ajudou a fazer um resumo sobre Durkhein…adoreii bom de mais…

  4. sarah disse:

    muitoo bomm…. tava precisando de uma audinha!!rsrs

  5. SANDRO NUNES disse:

    sandro nunes; eu quase desisti do curso de historia por causa do durkeim mais persisti e estou estudando na UEG IPORÁ GOIÁS

  6. João victor disse:

    Opa vlw aew ta precisando de uma resenha para diminuir meu trabalho ss VLW

  7. Ótimo, parabéns e mt obg!

  8. Rafaela disse:

    Obrigada ai, ajudou muito!

  9. I really like your writing style, good info, thank you for posting . “If a cluttered desk is the sign of a cluttered mind, what is the significance of a clean desk” by Laurence J. Peter.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.